Promover a valorização da cultura nacional através da inserção estratégica da arte angolana no mercado digital esteve no centro do Workshop subordinado ao tema “A Arte no Mercado Digital”, realizado nesta quinta-feira, 08 de Janeiro, no Auditório Armando Fandamo Dembo, no município do Sumbe, em alusão ao Dia da Cultura Nacional.
A iniciativa teve como objectivos sensibilizar artistas e agentes culturais sobre a importância do ambiente digital para a sustentabilidade das suas carreiras, capacitar os participantes no uso de ferramentas digitais para a divulgação, comercialização e protecção das obras artísticas, bem como incentivar a criação de redes de colaboração e o fortalecimento do empreendedorismo cultural como factores de promoção do crescimento económico local.
A nota de boas-vindas foi proferida pela Administradora Municipal Adjunta para o Sector Social e das Comunidades do Sumbe, Isabel Calei.
O Workshop foi presidido pela Vice-Governadora Provincial para o Sector Político, Social e Económico, Clara Tavares, em representação do Governador Provincial do Cuanza Sul, Narciso Benedito, que, na sua intervenção, reafirmou o compromisso do Governo Provincial em continuar a apoiar iniciativas que promovam a cultura, a criatividade e a capacitação dos artistas da província.
A apresentação dos objectivos do Workshop esteve a cargo da Chefe de Departamento da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais, Evaltina Gonzaga, em representação do Director do Gabinete Provincial da Cultura e Turismo.
O evento contou com a abordagem de vários painéis temáticos, nomeadamente: “As Artes Plásticas e a Moda no Mercado Digital”, “A Música no Mundo Digital” e “A Dança e o Teatro no Mercado Digital”.
Participaram do Workshop membros do Governo Provincial, representantes das administrações municipais do Sumbe e da Gangula, artistas, agentes culturais, estudantes e convidados.
-
WORKSHOP DESTACA A INSERÇÃO DA ARTE ANGOLANA NO MERCADO DIGITAL NO DIA DA CULTURA NACIONAL