Descubra a Província do Cuanza Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província do Cuanza Sul

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

TURISMO, CUANZA SUL

Governo 24-06-2026
GOVERNO PROVINCIAL DO CUANZA SUL CONTA COM PLANO DE ACÇÃO DE GOVERNAÇÃO A CURTO PRAZO

Os membros do Governo Provincial do Cuanza Sul apreciaram e aprovaram esta terça-feira, 23 de Junho de 2026, as linhas gerais do Plano de Acção Governativa Provincial a ser executado a curto prazo.
O referido Plano de Acção Governativa foi aprovado como instrumento de compromisso político, económico e social, focado na melhoria da oferta dos serviços em infraestruturas de energia eléctrica e água potável, saúde, educação e ensino, agro-pecuária, telecomunicações e outros serviços essenciais a população, até Agosto do próximo ano.
Durante a Terceira Sessão Ordinária orientada pelo Governador Provincial do Cuanza Sul, Eugénio César Laborinho, os membros foram informados sobre a arrecadação de recursos próprios, no primeiro trimestre deste ano, estimados em mais de Oitocentos e Sessenta Milhões de Kwanzas, sendo Quinhentos e Trinta e Quatro Milhões de kwanzas arrecadou por via do Portal do Munícipe e Trezentos e Vinte e Seis milhões, por meio de Imposto Predial.
Os participantes tomaram conhecimento que, nos primeiros três meses do ano 2026, foram disponibilizados mais de Cinco Mil Milhões de kwanzas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e, Um Mil Milhão e Oitocentos Milhões de kwanzas do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza.
Quanto ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, foram executados Seiscentos e Quarenta e Um milhões de kwanzas, em obras nos municípios do Waco Kungo, Gabela e Sumbe e, Um milhão e Quinhentos Mil kwanzas do Projecto Njila, no município da Quibala.
Relativamente a situação epidemiológica da província, os membros do Governo Provincial foram informados, que se verificou uma redução do número de casos notificados de malária no primeiro trimestre (de 315 mil para 224 mil, e menos 09 óbitos) apesar de, ainda assim, permanecer como a principal causa de morbilidade.
Apesar da situação da tuberculose, cólera, sarampo, pólio e HIV estar controlada, a sessão orientou os Administradores Municipais a redobrarem as medidas de vigilância contra as doenças.
Quanto aos exames provinciais e nacionais, o processo decorre de forma satisfatória.
A sessão avaliou positivamente o curso do Registo Eleitoral Oficioso na província, tendo reiterado a necessidade de se continuar a sensibilizar e mobilizar os cidadãos maiores de idade para a prova de vida, visando a sua participação nas eleições de 2027.
A 3ª sessão do Governo Provincial do Cuanza Sul, abordou igualmente, o relatório síntese das visitas de Sua Excelência Governador Provincial do Cuanza Sul a 14 dos 24 municípios, tendo constatado a realidade política, social e económica que implica mais e melhor investimento em infraestruturas rodoviárias, hospitalares, escolares, energéticas e de água, telecomunicações e agro-pecuárias.
Ainda no capítulo de infraestruturas rodoviárias, os membros foram informados da carteira de empreitadas de vias terciárias no formato de estrada de terra e levantamento técnico, contratual e orçamental para reabilitação de troços estruturantes nacionais e intermunicipais como a EN 240 (INP-Gabela) e EN245 (Dumbi-Cassongue-Cruzamento).
Os membros do Governo Provincial foram informados das propostas de eventos no quadro de efemérides de nível nacional e provincial, 17 de Setembro - Dia do Herói Nacional e o 15 de Setembro, este ano, 109º aniversário da província, com a realização de actividades multidisciplinares e inaugurações de equipamentos sociais para a população.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS
Governo 24-06-2026
GOVERNADOR EUGÉNIO LABORINHO SATISFEITO COM AS PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CUANZA SUL APRESENTADAS PELOS CONSELHOS DE AUSCULTAÇÃO DA COMUNIDADE

Decorre nesta terça-feira, 23 de Junho de 2026, a Terceira Sessão Ordinária do Governo Provincial do Cuanza Sul, sob presidência de Sua Excelência Governador Provincial, Eugénio César Laborinho.
Na abertura da Sessão, o Governador Eugénio César Laborinho disse que, nestes dois meses da sua Governação, realizou-se um conjunto de actividades que permitiram tomar conhecimento da situação política, económica e social da província.
As visitas realizadas a 14 dos 24 municípios, permitiram constatar o estado real das infraestruturas dos sectores da saúde, educação, energia e água, assim como, as vias rodoviárias.
De acordo com o Governador, as visitas serviram igualmente, de uma soberana oportunidade para auscultar os membros dos conselhos da comunidade, que apresentaram preocupações, críticas construtivas e propostas que visam melhorar o quadro dos referidos sectores.
As soluções em causa, vão impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da província, razão pela qual, a melhoria dos acessos às sedes municipais, a criação de infraestruturas dos sectores de energia e águas, educação e saúde devem continuar nas prioridades, considerou o Governador Eugénio César Laborinho.
Esta terceira reunião ordinária aborda temas como: o relatório de arrecadação de receitas referente ao primeiro semestre deste ano; a informação sobre a Execução de quotas financeiras atribuídas no primeiro trimestre de 2026 para os Programas Nacional de Alimentação Escolar, Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e o Projecto Njila.
Os membros do Governo Provincial do Cuanza Sul debruçam-se ainda sobre a situação epidemiológica da província e sobre as provas finais assim como sobre o Registo Eleitoral Oficioso e as propostas de eventos no quadro de efemérides de nível nacional e provincial, 17 de Setembro - dia do Herói Nacional e o 15 de Setembro, este ano, 109º aniversário da província.
>>EM DESENVOLVIMENTO...
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS
Governo 24-06-2026
CUANZA SUL EXALTA BRAVURA DOS QUADROS DO MININT NA MANUTENÇÃO DA ORDEM E SEGURANÇA PÚBLICA

A província do Cuanza Sul reconheceu e enalteceu a bravura dos agentes e quadros dos Órgãos do Ministério do Interior.
O reconhecimento teve lugar esta segunda-feira, 22 de Junho de 2026, durante o Acto Provincial dos 47 anos do MININT, sob o lema: Modernizar e Inovar Rumo a Excelência Institucional.
Ao presidir o Acto, Governador Provincial, Eugénio César Laborinho referiu que Ministério do Interior tem um papel fundamental na manutenção da ordem pública e estabilidade do país.
Sublinhou ainda a importância de se reflectir em volta da data, sobre os caminhos percorridos, e sobre os que ainda se vão trilhar sempre na senda da manutenção da ordem e segurança pública na província e no país.
O Delegado Provincial Interino do MININT, Luís da Costa Dias destacou que o Cuanza Sul mantém um quadro de segurança pública considerado calmo e sob controlo das forças de defesa e segurança.
Luís da Costa Dias mencionou também que no período compreendido entre Julho de 2025 e Junho de 2026, a província registou uma média de 4,4 crimes por dia. Dos casos registados, 63 por cento foram esclarecidos, tendo sido detidos 1.082 cidadãos implicados na prática de actos criminosos.
Durante a cerimónia foram homenageados quinze agentes de diferentes categorias e órgãos do MININT no Cuanza Sul, pelo seu empenho, disciplina e contributo no reforço das acções institucionais e no cumprimento exemplar das suas funções ao serviço da instituição.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS
Governo 24-06-2026
GOVERNADOR EUGÉNIO LABORINHO ENALTECE A REABERTURA DA IGREJA DA SÉ CATEDRAL DO SUMBE

O Governador Provincial do Cuanza Sul enalteceu este sábado, 20 de Junho, a reabertura da Igreja da Sé Catedral do Sumbe.
Eugénio César Laborinho falava em entrevista aos órgãos de Comunicação Social, este sábado, no final da missa e que marcou a reabertura do templo sede da Diocese do Sumbe.
Para o Governador Provincial, a Igreja da Sé Catedral é um património colectivo, identidade e símbolo da fé cristã do povo do Cuanza Sul.
A participação activa, sobretudo, financeira fiéis, dos benfeitores públicos e privados para a reabilitação da Sé Catedral também foi enaltecida pelo Governador Provincial, que sublinhou ainda, as excelentes relações institucionais entre o Governo Provincial do Cuanza e a Diocese do Sumbe.
A cerimónia de reabertura foi marcada pelo corte de fita seguido da Santa Missa presididas pelo bispo diocesano, dom Firmino David.
Concelebraram os arcebispos metropolitas das Arquidioceses do Huambo e Malanje, Dom Zeferino Zeca Martins e Dom Luzizila Kiala respectivamente, o bispo da Diocese do Cuito Dom Vicente Sanombo e o bispo emérito da Guarda Portugal, Dom Manuel Felicio e sacerdotes do clero diocesano e de dioceses vizinhas.
Dom Firmino David agradeceu o apoio dos benfeitores na reabilitação da Sé Catedral que apresenta agora uma melhor imagem e interior acolhedor para todas as cerimónias religiosas.
Entre as benfeitorias que duraram onze meses, destacam-se a cobertura, o chão, equipamento sonoro, o sacrário e diversos livros litúrgicos.
Prestigiaram a cerimônia membros do Governo Provincial, os cinco Deputados a Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral do Cuanza Sul, magistrados judiciais e do ministério público, autoridadea tradicionais e fiéis de distintas paróquias e missões.
O Templo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral do Sumbe), foi projectado em 1966 pelo arquitecto Francisco Rodrigues.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS

cuanzasul.gov.ao Governador Provincial do Cuanza Sul

Eugénio César Laborinho




Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros