Descubra a Província do Cuanza Sul

Explore informações detalhadas sobre a organização administrativa e política da Província

Explorar a Província do Cuanza Sul

Notícias



Clique para assistir o vídeo!

TURISMO, CUANZA SUL

Governo 23-06-2026
CUANZA SUL DIZ SIM À PROVA DE VIDA, NO ÂMBITO DO PROCESSO ELEITORAL

Sob o lema “Angola Chama Por Ti” foi aberto oficialmente, esta segunda-feira, 15 de Junho, o processo de prova de vida no âmbito do registo eleitoral oficioso 2026/2027.
No Cuanza Sul, o Acto foi orientado pelo Governador Provincial, no Balcão Único de Atendimento ao Público da Administração Municipal do Sumbe.
O Governador Eugénio Laborinho referiu que o processo garante a fiabilidade e credibilidade ao ficheiro eleitoral, assegurando que os direitos políticos dos cidadãos angolanos sejam exercidos de forma organizada, transparente e responsável.
O Governador Provincial apelou os cidadãos a se dirigirem aos postos de atendimento e actualizar os seus dados, confirmando desta maneira a sua presença viva na história da nossa nação.
Já o Director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa Ayrton dos Santos, destacou que, nesta primeira fase, o processo decorre nos municípios da Gabela, Porto Amboim, Wako Kungo e Sumbe.
À margem deste acto, o Governador Provincial Eugénio César Laborinho, procedeu à entrega de meios para a cobertura do processo ao nível da província, uma acção que vai permitir maior eficiência.
Para este processo de prova de vida a decorrer até 31 de Março do próximo ano, é necessário que os cidadãos se dirijam aos BUAP's acompanhados do bilhete de identidade, ainda que caducados.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS
Governo 23-06-2026
PESSOAS COM ALBINISMO NO CUANZA-SUL DEFENDEM REFORÇO DA INCLUSÃO E DAS MEDIDAS DE PROTECÇÃO

A coordenadora da associação de apoio às pessoas com albinismo na província do Cuanza-Sul, Etelvina Morais, defendeu, este sábado, no Sumbe, a necessidade do reforço da inclusão social e das medidas de protecção.
A responsável falava no final da marcha de sensibilização, denominada "Uma Luz pela Inclusão", realizada no âmbito do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Albinismo, que se assinala a 13 deste mês, por iniciativa das Nações Unidas.
Etelvina Morais afirmou que a inclusão das pessoas com albinismo continua a ser uma prioridade para ultrapassar barreiras no acesso a direitos fundamentais, nomeadamente nos sectores da saúde, educação e emprego.
A responsável disse que a data tem como objectivo combater preconceitos e promover o respeito pelos direitos das pessoas com albinismo.
Salientou que a discriminação resulta, muitas vezes, da falta de informação e conhecimento sobre a condição.
"É uma oportunidade para educar a sociedade sobre o albinismo e promover o respeito pleno pelos direitos destas pessoas", disse.
Etelvina Morais explicou que a instituição do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Albinismo surgiu em resposta aos casos de discriminação, perseguição, exclusão e violência registados em vários países africanos.
Relativamente ao apoio governamental, considerou que, embora existam algumas iniciativas, estas ainda são insuficientes para responder às necessidades da comunidade albina.
Referiu que a aquisição de produtos essenciais para a protecção da pele representa um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas com albinismo, devido à sua elevada sensibilidade à radiação solar e ao maior risco de desenvolver lesões cutâneas e cancro da pele.
Entre os produtos necessários, destacou o uso regular de protector solar com factor de protecção 50, cremes hidratantes específicos e óculos graduados, cujo custo elevado dificulta o acesso para muitas famílias.
De acordo com a responsável, um protector solar adequado pode custar cerca de 28 mil Kwanzas, valor considerado alto para muitas famílias, sobretudo, pelo facto de grande parte das pessoas com albinismo vive em agregados familiares economicamente vulneráveis.
Etelvina Morais apelou à criação de programas regulares de apoio e à implementação de medidas específicas de protecção solar para esta população, considerando-as fundamentais para prevenir complicações de saúde e melhorar a qualidade de vida.
A marcha decorreu entre o Largo Comandante Cassange e o Largo da Liberdade, no Sumbe, e serviu para sensibilizar a população para a importância da inclusão, da igualdade de direitos e do respeito pela diversidade humana.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//

Fonte: GCS/GPCS
Governo 23-06-2026
MELHORIA DA VIA DE ACESSO A SEDE DO MUNICÍPIO DO GUNGO, NAS PRIORIDADES DO GOVERNADOR EUGÉNIO LABORINHO

A população do município do Gungo defendeu a necessidade de se construir e com urgência, o troço de 36 quilómetros entre a localidade do Eval Guerra e a sede municipal.
A necessidade foi reiterada esta sexta-feira, 12 de Junho de 2026, pelos membros do Conselho de Auscultação da Comunidade, durante a sessão orientada pelo Governador Provincial Eugénio César Laborinho.
Para a população do Gungo, a construção da estrada entre a sede municipal e o Eval Guerra, representará uma mais-valia para a mobilidade de pessoas e bens, sobretudo, para o escoamento da produção agrícola e condição para o desenvolvimento e crescimento do Gungo.
Ao dirigir-se aos membros do Conselho de Auscultação das Comunidades, o Governador Eugénio Laborinho, garantiu tudo fazer para se melhorar a via de acesso.
O Governador Eugénio Laborinho valorizou igualmente as propostas de soluções para a melhoria dos sectores da Saúde, Educação, Telecomunicações, Energia, Água e Segurança.
Por sua vez, o padre David Ferreira Nogueira, Superior da Missão Católica São José do Gungo, felicitou a presença física do Governador Provincial e apelou para a materialização dos desafios do município.
O Gungo é um dos 12 novos municípios do Cuanza Sul no quadro da Divisão Politica e Administrativa do tipo É. Tem uma extensão de 2.216 quilômetros quadrados e conta com mais de 21 mil habitantes.
//CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE

Fonte: GCS/GPCS
Governo 23-06-2026
GOVERNADOR PROVINCIAL, EUGÉNIO LABORINHO, CONSTATA FUTURAS INSTALAÇÕES DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DO CUANZA-SUL

As futuras instalações do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul, no município da Gangula, mereceram, na manhã desta Quinta-feira, 11 de Junho, a visita de constatação do Governador Provincial, Eugénio César Laborinho.
No local, o governante percorreu os edifícios que compõem a estrutura, averiguou compartimentos em fase de acabamento e inteirou-se do nível de execução física dos trabalhos em desenvolvimento.
De acordo com o encarregado de obras, Américo Ribeiro, afecto à empreiteira JONCE, os trabalhos rondam na ordem dos 86%, o que permite assegurar que a obra pode estar pronta até ao final do mês de Setembro próximo.
Na ocasião, o Presidente do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul, Raimundo Kwaya, sublinhou que a comunidade académica está expectante para a transferência às novas instalações ainda neste ano, porquanto permitirá maior conforto e comodidade a todos os actores da instituição que passará de 9 para 17 salas de aula e de 5 para 10 laboratórios.
Acompanharam a visita de constatação, o Vice-governador Provincial para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Heitor Alfredo, a Administradora Municipal da Gangula, Alice Miranda, distintos membros do Governo Provincial, da Administração Municipal da Gangula e do Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.

Fonte: Administração Municipal da Gangula

cuanzasul.gov.ao Governador Provincial do Cuanza Sul

Eugénio César Laborinho




Entidades Tuteladas


Canais de Atendimento


Parceiros