• UNIDADE DA PIR, NO SUMBE, JÁ BENEFICIA DE ENERGIA ELÉCTRICA DA REDE PÚBLICA


    Quatro anos depois da sua inauguração, a Unidade da Polícia de Intervenção Rápida, no Município do Sumbe, beneficia de corrente eléctrica da rede pública.
    O facto decorre da pronta orientação do Governador Provincial do Cuanza Sul, Eugénio César Laborinho, dada no dia 13 de Maio de 2026, depois de ter constatado que a Unidade da PIR, não beneficiava de corrente eléctrica da rede pública, por falta de posto de transformação.
    Eis que, dezassete dias depois, isto é, no dia 30 de Maio último, por volta das 15h30 minutos, a empresa ENDE-EP, deu por concluída com êxito, a instalação de um posto de transformação de 100 KV, que passou a alimentar a Unidade da Polícia de Intervenção Rápida.
    Com a energização da unidade, os agentes da Polícia de Intervenção Rápida passaram a ter melhores condições de trabalho, sobretudo, para o aquartelamento, visando a prontidão preventiva e combativa no quadro da segurança e ordem pública.
    Os agentes não esconderam a sua grande alegria, pelo tão esperado feito, porquanto, sentiam-se isolados e privados deste bem que facilita a operacionalização de meios e equipamentos informáticos assim como acesso a informação e meia de comunicação virtual e tradicional.
    Os agentes consideraram que, a energização da unidade, é uma grande prenda de aniversário da PIR e, enalteceram o apoio institucional do Governador Provincial Eugénio César Laborinho.
    A energização da Unidade da PIR derivou do ramal que, muito brevemente, vai alimentar o bairro do Atuco.
    A Unidade da PIR no Sumbe, localiza-se nas imediações do Cemitério Municipal do Sumbe, EN245 (em direcção ao Seles) numa distância de, aproximadamente, seis quilómetros do centro da cidade.
    Na quinta-feira, 04 de Junho de 2026, a PIR comemora 34 anos da sua institucionalização.