• SUMBE MOBILIZA-SE EM DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA


    Munícipes do Sumbe marcharam na quinta-feira, 4 de Junho, contra a violência infantil. A marcha, promovida pelo INAC alusiva o dia internacional da criança inocentes e vítimas de agressão, sob o lema "Municipalizar os 11 Compromissos é Promover o Direito da Criança", saiu da Administração Municipal até o Largo da Liberdade.
    O objetivo foi repudiar abusos físicos, sexuais, psicológicos, casamento precoce, mutilação genital, exploração e outras violações aos direitos da criança.
    A chefe provincial do INAC, Viriwneza de Matos, defendeu educar e proteger as crianças e reforçou a linha SOS 15015 para denúncias anónimas. Ela alertou que só no 1º trimestre de 2026 mais de 100 crianças sofreram violência na província, sobretudo violência sexual, fuga à paternidade e trabalho infantil.
    O INAC prevê debates e atividades recreativas em toda a província. Do acto participaram membros do Governo Provincial do Cuanza Sul, outras instituições e alunos de escolas do Sumbe