Decorre na cidade do Sumbe, esta quinta-feira (11/09), o Quinto Encontro Provincial dos Oficiais de Justiça do Cuanza Sul, sob o lema: “Oficiais de Justiça, Firmes nas Conquistas Alcançadas”.
O Vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Heitor Alfredo, em representação do Governador do Cuanza Sul, Narciso Benedito, disse que um dos desafios é garantir que nenhum cidadão angolano fique sem identidade e que os serviços de registos e notariado cheguem às comunidades recônditas.
Heitor Alfredo defendeu igualmente justiça célere, eficaz e acessível para se honrar os ideais da independência nacional e construir um futuro mais justo e inclusivo.
De acordo com o Vice-governador Heitor Alfredo, temas como: a Evolução Histórica do Registo Civil e do Bilhete de Identidade; a Universalização do Direito à Identificação como Fundamento da Cidadania; o Papel da Tecnologia e da Inovação na Modernização dos Serviços e a Importância da Ética, da Disciplina e do Profissionalismo dos Oficiais de Justiça são os temas que dominam o evento.
Por sua vez, o Delegado Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Lino Kupenga, frisou que, um dos objectivos do Encontro é enaltecer o quinquagésimo aniversário da independência nacional, destacando os progressos obtidos no fortalecimento da cidadania e no acesso á justiça; promover a valorização profissional, a ética e deontologia dos oficiais de justiça e elevar o nível de disciplina, responsabilidade e compromisso com o serviço público.
Lino Kupenga referiu ainda que um dos propósitos do quinto encontro provincial dos oficiais de justiça é consolidar as competências técnicas e profissionais que permitam melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população bem como reforçar o espírito de cooperação e unidade entre os funcionários.
A Administradora Municipal do Sumbe, Maria Domingos Sumano, deu as boas vindas aos cento e oitenta oficiais de justiça idos de distintos municípios do Cuanza Sul.
Na ocasião, foram homenageados com Certificado de Reconhecimento, os antigos Delegados Provinciais da Justiça e dos Direitos Humano do Cuanza Sul: João de Barros Neto de Miranda da Silva (a título póstumo), Augusto Pinheiro da Silva, Domingas António da Costa Brito, Mateus Adão Miguel, João Maurício da Costa, Tatiana Helena Tenente da Silva Antunes e Fernando da Conceição Carneiro Coelho Fortes.