• O FIM DA VIOLÊNCIA COMEÇA NA FAMÍLIA


    O Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género realizou esta quinta-feira 02/10 uma palestra subordinada ao tema "A violência Escolar e o Bullying: Como Prevenir e Denunciar".
    A palestra que decorreu no Complexo Escolar 14 de Abril do Sumbe, enquadrou-se no dia internacional da não violência, este ano 2025 sob o lema: "A Não Violência Como Caminho para a Paz e o Desenvolvimento Social".
    A Administradora Municipal Adjunta para a Area Política e Social, Isabel Calei, em representação da administradora municipal do Sumbe, Maria Sumano, disse que o bullying não é uma brincadeira inofensiva. Deixa marcas profundas aos afectados. Não ocorre apenas nas escolas mas também no seio familiar, deixando de lado sentimentos como o amor, o carinho, a bondade, a protecção e a troca de valores.
    Por sua vez, a Chefe de Departamento da Acção Social, Amália Dinis, em representação da Directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Cândida dos Santos defendeu a necessidade de resolução de conflitos através do diálogo, a promoção da justiça e conquistas de mudanças sociais significativas, a divulgação da violência zero através de abordagens eficazes para a mudança de mentalidades bem como a prática de denúncia constante.
    Participou do acto o director-geral do Complexo escolar 14 de Abril, Marcos Martins, entidades tradicionais e eclesiásticas, líderes familiares, membros da Administração municipal do Sumbe, estudantes e a sociedade civil.