Os municípios do Cuanza Sul, vão contar, em breve, com Planos Directores.
O facto foi anunciado esta quarta-feira, 29 de abril, no Sumbe, durante o encontro promovido pelo Projecto Njila.
Os municípios de Porto Amboim, Sumbe e Waco Kungo serão os primeiros três a beneficiar de Planos Directores, com um financiamento de oitocentos mil dólares americanos.
A Vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Clara Viera Tavares, em representação do Governador Provincial Eugénio Laborinho, considerou que o desenvolvimento urbanístico moderno passa por planeamento, disciplina territorial e decisões baseadas em evidências técnicas.
A governante sublinhou ainda que, cidades organizadas podem gerar mais oportunidades para investimentos quer no sector público ou privado, ao mesmo tempo que promovem maior segurança e facilitam a mobilidade.
O Director Geral e coordenador do Projecto Njila, Santinho Figueira revelou que os outros municípios a serem beneficiados pelo projecto são Cassongue, Ebo e Quibala.
O Director Nacional do Ordenamento do Território e Urbanismo, Alcebíades Guynhy, disse que os Planos Directores Municipais serão desenvolvidos pela Consultora Plurária.
O Plano Director Municipal é uma ferramenta para orientação de ordenamento do território, que permite a criação de condições para o desenvolvimento harmonioso e sustentável dos municípios com repercussão na prosperidade das famílias e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.
A elaboração dos PDM's está integrada nas acções do projecto Njila, uma iniciativa do Governo de Angola para fortalecer a autonomia financeira dos municípios.
Com os Planos Directores Municipais, a Província do Cuanza Sul poderá ter bem identificados espaços adequados para construção urbanizada, zona para agricultura e conservação de florestas entre zonas propícias para implementação das indústrias.
*CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE*.
-
MUNICÍPIOS DO CUANZA SUL TERÃO PLANOS DIRECTORES