Proprietários de fazendas e profissionais do sector agrícola abordaram esta terça-feira (29/10), temas relacionadas com a gestão de perímetros irrigados, numa acção realizada no município da Cela, orientada pela vice-governadora para o Sector Político,Social e Económico, Emília Tchinawalile, em representação da governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa.
O seminário de capacitação teve como temas "Gestão dos Perímetros Irrigados” e "Regulamento do Tarifário do Perímetro Irrigado”.
Durante o seminário foi recomendado o levantamento e cadastramento das terras e um trabalho estreito com os proprietários, para perceber as suas perspectivas empresariais, incentivando-os para que se faça o aproveitamento útil do espaço.
O secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, disse que os perímetros irrigados representam parte do maior património agrícola do país, sendo essenciais para a segurança alimentar e para a geração de emprego e sustentabilidade.
Acrescentou que devem ser identificadas soluções eficazes para maximizar a produção de alimentos, contribuindo na diversificação da produção agrícola. Os perímetros irrigados devem servir para cumprir os objectivos para os quais foram concebidos, priorizando os que têm vocação de trabalhar a terra, concluiu o responsável.