• KWENDA CHEGA ÀS FAMÍLIAS VULNERÁVEIS DOS MUNICÍPIOS DO LONHE E QUIBALA.


    Trinta e sete mil e seiscentos e noventa e oito (37.698) agregados familiares dos municípios do Lonhe e Quibala estão a receber pagamentos no âmbito do Programa Kwenda.
    O acto formal teve lugar esta terça-feira, 06 de Janeiro de 2026, sob presidência do Governador Provincial do Cuanza Sul, Narciso Benedito, no Sector Administrativo do Catofe, município da Quibala.
    O Governante lembrou que o Kwenda não é esmola nem tão pouco favor, mas sim, um direito das famílias vulneráveis e um dever e responsabilidade constitucional do Estado e do Executivo Angolano.
    Narciso Benedito apelou a população a denunciar as eventuais apropriações fraudulentas de cartões de beneficiários do Kwenda.
    Falando para a multidão, o Governador Provincial do Cuanza Sul disse ainda que, tal como o Kwenda chegou ao Catofe, a Energia Eléctrica chegará em breve ao Catofe visando melhorar a qualidade de vida da população bem como, a reabilitação das vias que dão acesso aos campos de produção agrícola. O governante recomendou ao Administrador Municipal da Quibala a identificar fontes para a construção do sistema de abastecimento de água potável ao Sector Administrativo do Catofe.
    Por sua vez, a Directora do Instituto de Desenvolvimento Local no Cuanza Sul, Carolina Sanito fez saber que a operação do pagamento das duas prestações em curso no Lonhe e na Quibala está avaliado em mais de dois mil milhões de kwanzas.
    Nesta fase, cada agregado familiar está a receber sessenta e seis mil kz (66.000) equivalente a duas prestações.
    O Administrador Municipal da Quibala, Darcy Afonso, ao usar da palavra, disse acreditar na melhoria da condição de vida da população do Catofe e, no aumento da produção alimentar.
    À margem do acto de abertura formal, decorreu outras actividades de promoção da cidadania através da emissão do Registo de Nascimento e Bilhete de Identidade, Promoção da Alfabetização Escolar e da Saúde por meio de consultas médicas de rotina.
    Testemunharam o acto, distintas individualidades a exemplo dos vice-governadores Clara Tavares e Heitor Alfredo, Delegados Provinciais, Directores dos Gabinetes Provinciais, Administrador Municipal do Lonhe, Magistrados do Ministério Público, autoridades tradicionais e religiosas.