Decorreu nesta quarta-feira, 27 de Maio de 2026, no Auditório Armando Fandamo Ndembo, a eleição de dois representantes do Cuanza Sul para o parlamento infantil.
Tratam-se de Karina Miquilina José Figueiredo da Silva do município da Munenga e António Alberto do município do Condé.
A eleição decorreu durante a quarta sessão do terceiro Ciclo do Parlamento Infantil provincial, realizado sob o lema: “Que todas as crianças tenham uma só voz, unidas por uma Angola melhor” .
A Vice-governadora para o Sector Político Social e Económico, Clara Vieira Tavares, afirmou que o encontro é um espaço concreto de escuta, diálogo e formação cívica para as crianças dos 24 municípios.
Dirigindo-se aos deputados infantis, destacou que ao assumirem esse papel passam a representar a voz de milhares de crianças das suas comunidades, fortalecendo valores como responsabilidade, diálogo e solidariedade.
Apelou às instituições para valorizarem a opinião das crianças e transformarem as suas propostas em acções concretas, defendendo uma província mais inclusiva e atenta às necessidades da infância.
Ressaltou ainda os esforços do Governo Provincial na educação, saúde, protecção social e registo de nascimento bem como encorajou os jovens a estudarem e acreditarem nos seus sonhos.
A Directora dos Serviços Provinciais do INAC Wiriunesa de Matos afirmou que, o Parlamento Infantil garante à criança o direito de falar, ser ouvida e influenciar decisões que afectam a sua vida.
Considerou que a sessão fortalece a participação infantil nos 11 compromissos e no projecto Município Amigo da Criança.
Participaram do acto membros do Governo Provincial, Magistrados Judiciais e do Ministério Público, entidades religiosas e tradicionais assim como membros de organizações de sociedade civil.
-
KARINE SILVA E ANTÓNIO ALBERTO VÃO REPRESENTAR O CUANZA SUL NO PARLAMENTO INFANTIL