• INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DO CUANZA SUL LANÇOU DOIS NOVOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NO SEU PLANO CURRICULAR


    O Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), realizou nesta terça-feira (8-4), no auditório da Administração municipal do Sumbe, a abertura dos cursos de especialização em Enfermagem Materno-infantil e Mecanização Agrícola e Pecuária, com capacitação de ensino superior na competente de pós-graduação.
    O director da Educação, José Eduardo, em representação do Governador Provincial, Narciso Benedito, apelou aos profissionais seleccionados a frequência destes cursos de pós-graduação, no sentido de, durante o período de formação, empenharem-se bastante, para a obtenção dos melhores resultados.
    Raimundo Kwaya, Presidente do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, fez saber que este programa de apoio ao ensino superior construirá pontes para o futuro do Sumbe e do Cuanza Sul, visando suprir a carência de quadros nacionais necessários para o desenvolvimento do país, nos diferentes sectores da vida socio-económica.
    O representante do Programa UNI.AO, Osvaldo Varela, explicou a finalidade deste programa, que pretende contribuir para a formação de quadros qualificados, de forma a enfrentar os desafios actuais e futuros do país e promover a diversificação da economia angolana, de modo a alcançar estes objectivos.
    O Programa UNI.AO apoia o sistema de ensino superior angolano desde 2019, com um financiamento de 13 milhões de euros, dos quais 4 milhões para o financiamento de cursos de pós-graduação e 2 milhões para bolsas de estudos, onde os estudantes poderão concorrer a uma bolsa de estudo, com um pagamento mensal de 100.000,00 Kwanzas.
    Após o acto, realizou-se uma visita guiada ao laboratório de enfermagem e nas futuras instalações do laboratório de mecânica, agronomia e pecuária do ISPCS.