• Hospital Provincial 17 De Setembro E Maternidade Provincial Reforçados Com Medicamentos E Materiais Gastáveis


    Conhecer o funcionamento e as dificuldades para solucioná-las conforme as prioridades, no sentido de se verificar melhorias no sector da saúde, estiveram na base da visita da governadora Mara Quiosa ao Hospital Provincial 17 de Setembro e à Maternidade Provincial, unidades sanitárias que foram reforçadas com medicamentos e materiais gastáveis.

    A governadora identificou esta sexta-feira, 16 de Agosto, os sectores que carecem de melhorias, percorrendo todas as áreas destas unidades hospitalares. Mara Quiosa verificou que a actual principal unidade hospitalar do Cuanza Sul, o Hospital 17 de Setembro, carece de mais equipamentos avançados de diagnósticos das patologias. O hospital necessita também de mais especialistas nas diferentes áreas para fazer face a demanda.

    No que se refere a humanização nos serviços, a governante recebeu bons testemunhos por parte dos pacientes, e informou-se sobre as infiltrações de água na estrutura. Por outro lado, segundo Agostinho Cardoso, director-geral do Hospital 17 de Setembro, faz-se sentir a falta de ambulância. O responsável disse ainda que a constante oscilação na energia eléctrica, por conta da sobrecarga do posto de transformação (PT), danificou um importante equipamento, que já está a ser reparado.

    De seguida foi visitada a Maternidade Provincial, onde a directora-geral, Francisca Kwaya, informou à governadora que houve melhoria de recursos humanos com a entrada de novos profissionais por intermédio do último concurso público.

    Nesta unidade hospitalar, a governadora Mara Quiosa constatou que há necessidade de mais espaços para melhor acomodação de alguns serviços e responder à procura destes serviços.

    No final da visita a governadora garantiu resolver questões urgentes, sendo que outras serão resolvidas aos poucos. Mara Quiosa garantiu ainda que vai interagir com a Ministra da Saúde, para a resolução de outros problemas.