• Heróis Da Baixa De Cassanje Homenageados No Cuanza Sul


    O município da Conda acolheu no sábado (4/1), o acto provincial do 4 de Janeiro - Dia dos Mártires da Repressão Colonial, orientado pelo director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Eduardo Inglês, em representação do governador provincial, Narciso Benedito.

    O acto realizado sob o lema " Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Consquistas Alcançadas, Construíndo um Futuro Melhor", no quadro das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, visou homenagear os mártires da repressão colonial, que há 64 anos, em 1961, na Baixa de Cassanje, província de Malanje, foram mortos pelo exército colonial por reividicarem melhores condições de vida e de trabalho.

    O director Eduardo Inglês reforçou, na ocasião, o comprometimento do Executivo angolano na implementação de políticas que visam garantir a reintegração dos antigos combatentes em vários domínios, tendo destacado a actualização da pensão dos antigos combatentes, deficientes físicos, viúvas, e órfãos de guerra a 142%.

    O responsável reconheceu que a actualização da pensão não resolveu todos os problemas, mas é um ganho. Colheu a ocasião para augurar que a classe seja enquadrada no aumento do salário nacional mínimo da função pública, que entra em vigor no primeiro trimestre deste ano de 2025.

    O administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, membros da administração municipal, antigos combatentes e demais individualidades, participaram do acto provincial.