• Governo Trabalha Para Recuperação Do Perímetro Irrigado Do Waco Kungo


    O estado da subestação de bombagem de água do Perímetro Irrigado do Waco Cungo que encontra-se danificada, foi constatado este domingo (22/9), pela governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, no âmbito dos trabalhos para a recuperação do uso daquela área, que conta com cerca de 51 fazendas.

    Quanto ao fornecimento de energia eléctrica para o funcionamento da subestação, a governadora recebeu garantias do director provincial da ENDE, Domingos Bambi, de desenvolver um estudo para se efectuar a ligação a partir de uma linha de média tensão, que se encontra a uma distância de 6 km.

    Em relação às cerca de 25 fazendas abandonadas ou sub-aproveitadas no referido perímetro, a responsável apelou ao devido uso dos espaços cedidos, sob pena do Governo proceder a rescisão dos contratos de exploração e passar estas terras ociosas a outros entes privados, com capacidade para as desenvolver.

    Algumas pessoas já manifestaram interesse, mas o Governo vai estabelecer um prazo para que os actuais detentores possam pronunciar-se e começar a trabalhar. Caso não o façam no tempo a ser estipulado, as terras deverão ser alocadas a outras entidades.

    Participou também da visita o embaixador da China, Zhang Bin, que mostrou-se bem impressionado com os abundantes recursos naturais patentes na província do Cuanza Sul, onde a terra é fértil, favorecendo a produção agrícola, que pode beneficiar da experiência do seu país nesse domínio.