No âmbito da Jornada Março Mulher, o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, realizou uma visita à Comarca do Sumbe, na Terça-feira (11 de Março).
A visita enquadrou-se no Programa: Mulher levanta outra mulher, sob o lema "Para todas as mulher e meninas: direitos, igualdade, e emponderamento".
Na ocasião, a directora do Gabinete, Cândida dos Santos, constatou as reais preocupações das reclusas, que pedem por serviços como: Registo de nascimento e Bilhete de Identidade e Capacitação formativa em artes e ofícios, de modo a sentirem-se parte da sociedade após o término das suas penas, sendo esta fase reflexiva para mudanças e como o início de uma nova jornada.
O superintendente-chefe Daniel Ernesto José, director municipal do Estabelecimento Penitenciário do Sumbe, agradeceu a iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.
Daniel José deu a conhecer que treze é o número de reclusas confinadas na Comarca do Sumbe, que receberam da directora Cândida dos Santos alguns equipamentos de trabalho (máquina de costura, tecido, sabão, absorvente, entre outros), que permitirá a aprendizagem do ofício de corte e costura bem como na reintegração social, familiar e profissional.
Desta actividade participou o Comissário Luís da Costa Dias, director provincial do Serviço Penitenciário do Cuanza Sul, que dirigiu uma visita guiada à Oficina de calçados daquela instituição.
-
GOVERNO DO CUANZA SUL DEFENDE INSERÇÃO DAS MULHERES RECLUSAS NA SOCIEDADE