• GOVERNO DO CUANZA SUL, CONSIDERA DOM ZACARIAS KAMWENHO, PROMOTOR DA PAZ E DO AMOR AO PRÓXIMO


    O Governo Provincial do Cuanza Sul considera Dom Zacarias Kamwenho, um promotor da paz e reconciliação nacional e do amor ao próximo.
    O reconhecimento foi manifestado este sábado, 30 de Maio de 2026, pela Vice-governadora para o Sector Político, Económico e Social, Clara Vieira Tavares que, em nome do Governador Provincial, Eugénio César Laborinho, apresentou cumprimentos de pesar ao Bispo da Diocese do Sumbe, Dom Firmino David, pela partida de Dom Zacarias Kamwenho.
    A Vice-governadora disse que Dom Zacarias Kamwenho, deixa um legado de fé, esperança e de diálogo a favor da paz e reconciliação nacional. A sua liderança foi marcada pelo amor ao próximo, solidariedade e bem estar das famílias nas comunidades, referiu Clara Vieira Tavares.
    O bispo da Diocese do Sumbe, agradeceu o gesto de solidariedade do Governo Provincial do Cuanza Sul. Dom Firmino David revelou que, Dom Zacarias Kamwenho é um dos percursores das novas Dioceses de Angola, a exemplo do Sumbe, Saurimo, Ondjiva e Luena. Deixa um legado da dimensão da nação angolana. Apesar de, fisicamente se perder um homem, o Céu ganhou um intercessor para a paz no mundo inteiro, destacou ainda o actual bispo da Diocese do Sumbe.
    Na mesma senda, o Vigário Geral da Diocese do Sumbe, Padre Abel João, referiu que a Igreja angolana perdeu um dos seus pilares. O presbítero disse que o lema do fundador da Diocese “O Evangelizado, Evangeliza” vai continuar a orientar a pastoral da Igreja local.
    Quem também enalteceu os feitos de Dom Zacarias Kamwenho, é a Pastora Lúcia Tchitula, da Igreja Evangélica Congregacional: Para ela, Dom Zacarias Kamwenho, foi sempre um mensageiro da paz e do amor.
    Lembrar que, o prelado, de feliz memória, nasceu na ldeia de Chimbundo, município do Bailundo, no dia 05 de Setembro de 1934 e, foi ordenado sacerdote no dia 09 de Julho de 1961.
    No dia 23 de Novembro de 1974, foi consagrado bispo auxiliar de Luanda e, no 10 de Agosto de 1975, tornou-se no primeiro bispo residente da Diocese do Sumbe onde serviu a Igreja até Setembro de 1995 tendo sido transferido para a Arquidiocese do Lubango como arcebispo coadjutor.
    De 1997 a 2009 foi Arcebispo Metropolita do Lubango. Celebrou o jubileu dos seus 50 anos de episcopado em 2024, no Lubango e no Sumbe. Participou igualmente do jubileu da Diocese do Sumbe no dia 10 de Agosto de 2025.
    Em 2001, recebeu o Prémio Sahkarov para a Liberdade de Pensamento. Foi condecorado pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, no quadro dos 50 anos da Independência Nacional e, participou das actividades religiosas da visita do Papa Leão XIV à Angola, entre os dias 18 e 21 de Abril último.