• GOVERNADOR NARCISO BENEDITO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE E SANEAMENTO PARA A PREVENÇÃO DE DOENCAS


    O Governador Provincial do Cuanza Sul, Narciso Benedito, defendeu hoje (23/07), no Sumbe, a necessidade de se evitar a defecação ao ar livre com vista a promoção da higiene e saneamento.
    Narciso Benedito falava na abertura do encontro com os lideres religiosos e autoridades tradicionais, no âmbito do combate ao surto da cólera.
    O director do Gabinete Provincial da Saúde, Nelson Camilo, na qualidade de Secretário Permanente da Comissão, disse que o objectivo do encontro, é sensibilizar as autoridades religiosas e tradicionais para a promoção da higiene e saneamento nas comunidades.
    O director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Lungingi Correia da Silva ao dissertar sobre "A Importância da Higiene e Saneamento" referiu que a defecação ao livre é um grande risco a saúde pública, devido as quantidades das bactérias das fezes e a possibilidade dos animais de criação se alimentarem dos dejetos. Por isso, disse ainda que é imperioso a construção de latrinas familiares e comunitárias, a higienização das mãos e dos alimentos é uma das soluções para se evitar e mitigar doenças.
    Prestigiaram o encontro, a Vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Clara Tavares, na qualidade de Coordenadora Adjunta da Comissão, a Administradora Municipal do Sumbe, Maria Sumano e membros do Governo Provincial e da Comissão Multissectorial Provincial de Combate ao Surto da Cólera.