O Governador Provincial do Cuanza Sul defendeu acções práticas para a preservação da biodiversidade marinha.
Uma das acções é a limpeza das praias, o tratamento do lixo, no seio das famílias e das comunidades.
Narciso Benedito falava esta segunda-feira, 22 de Setembro, na praia do Wembele, comuna do Quicombo, município do Sumbe, depois de participar do acto provincial alusivo ao 20 de Setembro, dedicado mundialmente à limpeza da terra.
“Tal como cada um e cada família limpa e cuida da sua casa, do seu quintal e de outros espaços que frequenta todos os dias, assim também, cada um, cada família e todos são chamados a limpar sempre as praias e a proteger os oceanos para o bem da biodiversidade dos oceanos.
Uma das espécies da biodiversidade marinha em risco, é a tartaruga, alertou o Governador Narciso Benedito. Para o efeito, defendeu maior cuidado dos espaços de desova da tartaruga protegendo o seu ciclo vital. Defendeu ainda a mudança dos hábitos alimentares de algumas populações ribeirinhas que sacrificam as tartarugas. Cada um deve ser activista do ambiente, das praias e da biodiversidade marinha, rematou o Governador Provincial do Cuanza Sul.
Aos logistas, ambulantes, comerciantes e distintos agentes da cadeia produtiva, distribuição e consumo de bens e serviços, apelou engajamento na preservação do saneamento dos respectivos espaços, sobretudo, em cidades como a capital da província, o Sumbe, que ganhou cara nova.
O Director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Lungingi Correia da Silva referiu que a campanha contou com o apoio da Fundação Quissama que leva acabo o projecto Quitabanga de protecção da tartaruga marinha ao longo da costa do Cuanza Sul. Revelou que os plásticos que têm sido descartados aleatoriamente têm colocado em perigo a vida das tartarugas, daí a necessidade de sensibilização permanente dos utentes das praias e dos pescadores para a protecção deste habitat.
Por sua vez, a Coordenadora Regional do Projecto Quitabanga, Débora de Carvalho defendeu o combate contra a práticas nocivas a biodiversidade marinha como a pesca por arrasto bem como o reforço da fiscalização das actividades marítimas, pois, como disso, ainda tem havido violações graves às suas regras perigando a vida das tartarugas.
Apesar desta preocupação, Débora de Carvalho, revelou que o Projecto Quitabanga tem dado passos positivos, na praia da Ojiwa, em Porto Amboim, onde se encontra a maior densidade populacional das tartarugas com o envolvimento das populações locais. A expectativa é que a província do Cuanza Sul seja uma referência nacional e mundial na preservação da biodiversidade marinha, disse ainda Débora de Carvalho.
Participaram da campanha de limpeza à praia do Wembele, o Vice-Governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Heitor Alfredo, a Vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Clara Vieira Tavares, a Administradora Municipal do Sumbe, Maria Domingos Sumano dentre vários membros do Governo Provincial, da Administração Municipal do Sumbe, de organizações ambientais e agentes de ordem e segurança.
-
GOVERNADOR NARCISO BENEDITO DEFENDE PRAIAS LIMPAS E BIODIVERSIDADE MARINHA