• GOVERNADOR NARCISO BENEDITO ANUNCIA CONCLUSÃO E ENTREGA DE 10 ESCOLAS NESTE ANO 2026.


    A província do Cuanza Sul vai ganhar este ano dez novas escolas neste ano 2026.
    O anúncio foi feito esta segunda, 02 de Fevereiro, na cidade do Sumbe, pelo Governador Provincial do Cuanza Sul, Narciso Damásio dos Santos Benedito, na abertura da primeira sessão ordinária do Governo Provincial.
    As referidas escolas estão com execução física acima dos setenta por cento (70%) nos municípios do Seles, Gungo, Sumbe, Ebo, Pambangala e Lonhe.
    De acordo com o Governador Provincial do Cuanza Sul, o ano 2026 exige maturidade institucional, rigor na governação e maior proximidade com o cidadão, por isso, a melhor resposta política é ter as obras concluídas. Mais do que inaugurar é preciso garantir funcionamento dos equipamentos sociais.
    O Orçamento Geral do Estado de 2026 atribui recursos importantes que devem ser geridos com transparência para que cada kwanza represente confiança do povo. Neste sentido, O Governador Provincial orientou rigor na execução orçamental, redução de despesas não essenciais e transparência na utilização de fundos públicos.
    O mais alto mandatário da Província do Cuanza Sul referiu ainda que o Programa de Investimentos Públicos na província demonstra progresso em vários sectores, tendo determinado por isso, a conclusão de obras com alta execução física, o reforço da fiscalização, a responsabilização por atrasos injustificados, revisão dos contratos problemáticos e publicação periódica do estado das obras, pois, a população tem o direito de saber o que está a ser feito, onde e com os recursos.
    A primeira reunião do ano económico 2026 aborda vários temas, destacando-se o Relatório de Balanço da Arrecadação de Receitas Próprias referente ao ano findo; a Situação do Programa NJILA que é um Projecto de Fortalecimento da Governança Para a Melhoria da Prestação de Serviços aos cidadãos e o tema do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, uma iniciativa estratégica do Executivo angolano para a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais e económicas em zonas vulneráveis.
    A reunião reserva ainda informações sobre os Projectos Prioritários da Província e a Proposta de Plano de Actividades para o Ano de 2026: refere-se aos Projectos voltados à descentralização das competências dos municípios e à promoção da autonomia local com infraestruturas e equipamentos modernos.
    Um outro tema é o Programa Nacional de Alimentação Escolar aprovado pelo DP n. 83/25 de 15 Abril, com objectivo de universalizar a oferta da alimentação escolar para as crianças matriculadas na educação pré-escolar (classe da iniciação) e Ensino Primário (da 1ª a 6ª classe), em escolas públicas, de modo que se sintam capazes de cumprir com as suas responsabilidades escolares em condições nutricionais adequadas, garantindo assim o seu bem-estar, crescimento e desenvolvimento.
    *EM DESENVOLVIMENTO*...
    CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE!