• GOVERNADOR EUGÉNIO LABORINHO ENALTECE A REABERTURA DA IGREJA DA SÉ CATEDRAL DO SUMBE


    O Governador Provincial do Cuanza Sul enalteceu este sábado, 20 de Junho, a reabertura da Igreja da Sé Catedral do Sumbe.
    Eugénio César Laborinho falava em entrevista aos órgãos de Comunicação Social, este sábado, no final da missa e que marcou a reabertura do templo sede da Diocese do Sumbe.
    Para o Governador Provincial, a Igreja da Sé Catedral é um património colectivo, identidade e símbolo da fé cristã do povo do Cuanza Sul.
    A participação activa, sobretudo, financeira fiéis, dos benfeitores públicos e privados para a reabilitação da Sé Catedral também foi enaltecida pelo Governador Provincial, que sublinhou ainda, as excelentes relações institucionais entre o Governo Provincial do Cuanza e a Diocese do Sumbe.
    A cerimónia de reabertura foi marcada pelo corte de fita seguido da Santa Missa presididas pelo bispo diocesano, dom Firmino David.
    Concelebraram os arcebispos metropolitas das Arquidioceses do Huambo e Malanje, Dom Zeferino Zeca Martins e Dom Luzizila Kiala respectivamente, o bispo da Diocese do Cuito Dom Vicente Sanombo e o bispo emérito da Guarda Portugal, Dom Manuel Felicio e sacerdotes do clero diocesano e de dioceses vizinhas.
    Dom Firmino David agradeceu o apoio dos benfeitores na reabilitação da Sé Catedral que apresenta agora uma melhor imagem e interior acolhedor para todas as cerimónias religiosas.
    Entre as benfeitorias que duraram onze meses, destacam-se a cobertura, o chão, equipamento sonoro, o sacrário e diversos livros litúrgicos.
    Prestigiaram a cerimônia membros do Governo Provincial, os cinco Deputados a Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral do Cuanza Sul, magistrados judiciais e do ministério público, autoridadea tradicionais e fiéis de distintas paróquias e missões.
    O Templo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Sé Catedral do Sumbe), foi projectado em 1966 pelo arquitecto Francisco Rodrigues.
    //CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE//