• FÁBRICA DE CIMENTO DO KWANZA SUL FUNCIONA EM PLENO


    A Fábrica de Cimento do Kwanza Sul está a funcionar em pleno. A garantia foi dada esta quarta-feira, 28 de Janeiro pela Presidente da Comissão Executiva da FCKS, Emanuela Vieira Lopes.
    Assim como a produção que ronda as quatro mil e quinhentas toneladas por dia tendo atingido um record de um milhão de toneladas no ano passado, também as vendas continuam em alta. Prova disso, é o fornecimento regular do Cimento Yetu na região sul, leste e norte do país, disse a engenheira Emanuela Vieira Lopes.
    A Presidente da Comissão Executiva da FCKS, disse ainda que fábrica continua a comercializar o cimento ao preço actualizado em Novembro de 2025.
    Quanto à concorrência, a engenheira Emanuela Vieira Lopes garantiu que a fábrica continua a actualizar os processos de produção e comercialização para responder a demanda do mercado.
    Relativamente à matéria-prima, a Fábrica de Cimento do Kwanza Sul é auto-suficiente em calcário, argila e gesso.
    No capítulo de mão de obra, a cimenteira do Cuanza Sul conta com mil e duzentos e oitenta e dois trabalhadores, maior parte deles, quadros locais, revelou a alta responsável executiva.
    No que concerne à energia eléctrica, a fábrica consome perto de quatrocentas toneladas por dia de combustível HFO. Para inverter o quadro, decorre a bom ritmo o projecto de instalação de fontes renováveis de corrente eléctrica, rematou a engenheira Emanuela Vieira Lopes.
    Por sua vez, o Governador Provincial, Narciso Benedito que radiografou esta quarta-feira aquela unidade, mostrou-se orgulhoso com os níveis de organização e produção da Fábrica de Cimento do Kwanza Sul.
    Para o Governador Narciso Benedito, a FCKS é um objectivo estratégico para as políticas públicas, sociais e financeira-económicas do país.
    A fábrica é um grande contribuinte fiscal relevante no financiamento de políticas públicas, sobretudo, de equipamentos sociais como escolas, hospitais e habitação. A operacionalidade em pleno da FCKS concorre para a materialização do Plano Nacional de Desenvolvimento, porquanto, contribui para auto-determinação da produção nacional.
    A outra importância conferida pelo Governador Provincial na Fábrica de Cimento do Cuanza Sul é a taxa de empregabilidade, sobretudo, do capital humano local, o que favorece o empoderamento familiar e a redução da fome e a pobreza das populações.
    O jovem Gaspar Ribeiro, trabalha na FCKS há 12 anos. Começou como motorista e actualmente é o coordenador geral da frota ligeira da empresa. Gaspar Ribeiro disse que a sua progressão resulta do cumprimento dos seus deveres e da valorização do capital humano por parte da fábrica.
    No final da visita à FCKS e por coincidir com a semana nacional do ambiente, o Governador Provincial plantou uma fruteira no perímetro da indústria.
    Participaram da visita, a Vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Delegados e Directores Provinciais, Assessores do Governador Provincial, Administradora Municipal da Gangula e membros do seu pelouro e autoridades tradicionais.
    "CUANZA SUL, MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE"