• Executivo Cria Estratégia Para Funcionamento Integrado Do Perímetro Irrigado Do Waku Kungo


    O ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, trabalhou esta quinta-feira, 4 de Julho, no município da Cela, para averiguar o estado do Perímetro Irrigado do Waku Kungo, composto por 51 fazendas, algumas delas inoperantes. A visita serviu também para encontrar formas de tirar melhor proveito das infra-estruturas do perímetro.

    O ministro, que trabalhou com o governador provincial, Job Pedro Castelo Capapinha, visitou várias empresas que operam no perímetro com uma extensão de 11 mil hectares, como também visitou a Estação de Bombagem Principal. Posteriormente, os dirigentes visitaram as infra-estruturas da Fazenda Aldeia Nova, tendo percorrido várias áreas de produção da referida fazenda.

    Os governantes constataram o potencial do Perímetro Irrigado do Waku Kungo, que sengundo o Ministro José de Lima Massano, precisa-se melhorar o sistema de fornecimento de energia eléctrica e abastecimento d água, para atrair investidores e torná-lo totalmente operacional.

    A gestão do perímetro foi transferida do Ministério da Agricultura e Floresta para o Governo Provincial do Cuanza Sul em 2023. Este processo de transição visa facilitar a gestão do perímetro e dar melhor utilidade às suas infra-estruturas.

    O ministro da Agricultura e Florestas, António de Assis; o ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, a PCA do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário - FADA, Felisbela Francisco, participaram dos trabalhos desenvolvidos no município da Cela.

    "Juntos Por Uma Vida Melhor”