• Eta Do Sumbe Produz Cerca De 31 Milhões De Litros De Água Por Dia


    A produção de água no município do Sumbe está na ordem de 95%, uma cifra que compreende 31 milhões de litros por dia, distribuídos pelos diferentes reservatórios, soube a governadora provincial Mara Quiosa, durante a visita que efectuou na manhã desta quinta-feira, 15, à Estação de Tratamento de Água do Sumbe.

    A governadora registou, durante a visita, os constrangimentos que afectam a estação, tais como a necessidade do desassoreamento do rio Cambongo, de reforço do dique adjacente à ETA e substituição das bombas doseadoras que já estão obsoletas, factor que faz com que a estação trabalhe com um sistema alternativo.

    Ladeada pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas Heitor Alfredo, e pelo PCA da EPASK, Januário Bernardo, a governadora Mara Quiosa visitou a câmara de filtração, área de produção, área de testagem e as bombas. Por último, a governante visitou o laboratório de testagem da qualidade de água e de outros produtos, dotado de equipamentos modernos.

    Mara Quiosa garantiu dar o apoio necessário à EPASK – Empresa Pública de Água e Saneamento do Kwanza Sul – EP, no sentido de manter o bom funcionamento da estação e desencorajou a vandalização dos sistemas de água a nível da província, tendo apelado ao pagamento do consumo da água para que a EPASK consiga sustentar-se.