Os participantes do Encontro Metodológico da Comunicação Social, realizado nos dias 28 e 29 de Abril de 2026, na cidade do Sumbe, reafirmaram a necessidade de se reforçar a organização e difusão da informação institucional junto do público interno e externo.
A comunicação institucional interna, dirigida aos funcionários, trabalhadores, colaboradores, utentes de serviços, deve ser sempre o ponto de partida para maior repercussão da mensagem junto do público externo, concluíram os participantes.
Entre as recomendações, destaca-se a necessidade de se promover a comunicação humanizada e o conhecimento do público destinatário das mensagens assim como os melhores horários e canais para divulgação de conteúdos.
O trabalho em equipa e colaborativo com os serviços protocolares; o estudo da natureza de cada evento para o sucesso e a criação de plano director provincial e municipal de publicidade também constam das recomendações do Encontro Metodológico promovido pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial do Cuanza Sul.
No domínio institucional, foi recomendada ainda a utilização correcta de logomarcas e símbolos nacionais, com base em critérios uniformes e harmonizados.
Defendeu-se igualmente uma comunicação mais dinâmica, humanizada e centrada no cidadão.
Durante dois dias, o encontro abordou temas estratégicos para o fortalecimento da comunicação, nomeadamente:
A Comunicação e o Marketing Institucional à Luz do lema “Trabalhar Mais e Comunicar Melhor” pelo Director Nacional de Informação e Comunicação Institucional do MINTTICS, João Demba; o Impacto da Lei da Publicidade na Economia Nacional pelo Director Nacional de Publicidade do MINTTICS; A Publicidade Exterior como Fonte de Recursos Próprios pelo Director do Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial de Luanda, Lady Mukeba; O Uso dos Símbolos Nacionais e Logomarcas pelo Chefe de Departamento de Efemérides do MAT, Wilson Martinho; O Impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e Marketing Institucional, pelo Chefe de Departamento de Tecnologias do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Manuel Miranda e o tema o Papel dos Gabinetes de Comunicação Social na Preparação e Sucesso de Eventos Oficiais pelo Director do Gabinete de Comunicação Social do Governo Provincial do Cuanza Sul, Avelino Palanca.
Participaram do Encontro Metodológico Quadros da Comunicação Social e Institucional e Imprensa das Administrações Municipais, dos Gabinetes Provinciais, de Institutos de Ensino Superior, dos Órgãos do MININT e de Empresas Públicas.
Os participantes enalteceram a iniciativa, sobretudo, o nível de debates e dos oradores bem como da organização e agradeceram os apoios dos Ministérios das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, do Ministério da Administração do Território, e dos Governos Provinciais de Luanda e do Cuanza Sul, das Administrações Municipais, sobretudo, do Sumbe, de Institutos e Empresas Públicas e do patrocínio da empresa Fly Sound!
*CUANZA SUL: MINHA BANDA, MINHA RESPONSABILIDADE!*
-
ENCONTRO METODOLÓGICO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NO CUANZA SUL, RECOMENDA FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA E EXTERNA.