Com objetivo de promover a troca de conhecimentos e incentivar pesquisas conjuntas entre Angola-Brasil sobre questões socioambientais, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico do Cuanza Sul, Clara Tavares, presidiu nesta sexta-feira (6 de junho) o acto de encerramento do III Seminário Socioambiental Angola-Brasil: Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde e do I Congresso da Rede Internacional de Extensão Universitária, promovida pelo Instituto Superior de Ciências da Educação.
A governante, que representou o governador provincial, Narciso Benedito, destacou em sua intervenção que o evento representou uma convergência produtiva de saberes, centrados nos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável: educação, meio ambiente, tecnologia e saúde. A dirigente sublinhou ainda o compromisso conjunto de reforçar os laços históricos e científicos entre os dois países lusófonos.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, e a programação incluiu seis mesas-redondas, cinco oficinas e uma palestra. Estiveram também presentes a administradora municipal do Sumbe, Maria Sumano, e o director do gabinete provincial da Educação, José Eduardo, entre outras autoridades locais, representantes do meio académico e estudantes universitários.