A "Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão à Corrupção: Processo de Avaliação Mútua de Angola, o GAFI e a UIF, Sua Utilidade", foi o tema da palestra promovida esta sexta-feira (1/11), na cidade do Sumbe, pela Procuradoria Geral da República (PGR) na província do Cuanza Sul.
A corrupção é uma prática ilícita que flagela a economia de uma nação em benefício de determinado indivíduo ou grupo, sendo necessário o combate a este fenómeno nocivo à sociedade.
Duranta a abertura da palestra, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, em representação da governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, pediu aos presentes que retransmitissem os conhecimentos adquiridos durante o certame.
O sub-procurador geral da República Titular da província do Cuanza Sul, Mário Sacuiema, considerou devastadoras as consequências da corrupção, que prejudica e impede o desenvolvimento económico e social, causando a instabilidade financeira de um país.
Salientou também que a diminuição em Angola do índice de corrupção permite promover e cultivar a integridade, a educação financeira, a transparência e a melhoria na prestação de serviços públicos e privados, com o envolvimento de todos.