Sob o lema “Qualidade Ambiental, Preservar o Bem Comum Para Um Futuro Sustentável”, teve início hoje, 26/01 a semana nacional do ambiente, ao nível do Cuanza Sul.
A semana nacional do ambiente visa saudar o 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente na perspectiva de alertar para a necessidade de proteger o ambiente, promover o equilíbrio dos ecossistemas e incentivar práticas sustentáveis.
No acto de abertura, o Governador Provincial Narciso Benedito disse que a defesa do ambiente começa em cada quintal, em cada casa.
O Governador Narciso Benedito defendeu a proactividade dos jovens na preservação do ambiente e das práticas amigas do ambiente.
O Governante referiu ainda que tudo será feito para que a Província do Cuanza Sul seja cada vez mais amiga de todo tipo de ambiente.
Por sua vez, a Admnistradora Municipal do Sumbe, Maria Sumano referiu que a requalificação da cidade do Sumbe implica a colaboração de todos no combate ao lixo e na preservação do ambiente.
Já o Director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, LUNGINGE Correia Joaquim da Silva, frisou que as jornadas da semana nacional do ambiente visam reforçar a conscientização de todas as forças vivas da sociedade para a importância do ambiente.
Nesta altura decorre a dissertação de uma palestra subordinada ao tema: *Os Esforços Globais e nacionais para o desenvolvimento sustentável*.
Participam do acto que decorre no auditório Armando Fandamo Ndembo, Delegados e Directores Provinciais, autoridades tradicionais e religiosa, ambientalistas, alunos e professores de distintas escolas do Sumbe.
O programa de actividades prevê actividades de campo como Plantação de Árvores e Encaminhamento de Neonatos de Tartarugas Marinhas ao Mar, na comuna do Quicombo.
-
CUANZA SUL SAÚDA A SEMANA NACIONAL DO AMBIENTE