O Governo Provincial do Cuanza Sul realizou antecipadamente o Acto Provincial do 23 de Março, Dia da Libertação da África Austral.
O acto decorreu esta sexta-feira, (21/03) no município do Sumbe, sob o lema: "Com o Legado do 23 de Março, Consolidamos a Paz, Democracia e Desenvolvimento da Região Austral. Saudemos o 50.° Aniversário da Independência Nacional."
O evento foi presidido pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Clara Tavares, que recomendou maior reflexão em torno desta data, no sentido de valorizar o papel de todos na construção de uma África Austral mais integrada e comunicativa, encurtando distâncias e promovendo o desenvolvimento sustentável e a solidariedade entre os povos.
Alberto José Ricardo, antigo combatente e representante do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuíto Cuanavale no Cuanza Sul, defendeu maior número de acções por parte do Governo Provincial, de forma a advogar a criação de estruturas de apoio à Delegação dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale.
Destacou ainda a importância da inserção dos combatentes no sistema de Segurança Social das FAA, bem como a atribuição de bolsas de estudos aos seus descendentes.
O certame incluiu uma palestra subordinada ao tema "A Determinação e Coragem".
O ponto alto do acto foi a atribuição de cartões de reconhecimento aos antigos combatentes, seus filhos e viúvas.
Maria Sumano, administradora municipal do Sumbe; Eduardo Inglês, director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, entre outras individualidades participaram da actividade.
-
CUANZA SUL CELEBRA DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL