O novo sistema de iluminação pública da cidade do Sumbe começou a ser ensaiado esta quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026.
O sistema contempla mais de 430 luminárias de entre 150 e 200 watts com bases metálicas galvanizadas (anti corrosivo) e de betão no casco urbano, isto é, nas principais ruas e avenidas da “cidade do Sol e da Simpatia”.
O sistema é suportado por 6 postos de transformação (3 dos quais já energizados).
Para avaliar a operacionalidade do sistema, o Governador Provincial do Cuanza Sul, Narciso Benedito percorreu as distintas ruas já iluminadas.
A visita foi acompanhada por várias individualidades a exemplo do Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Heitor Alfredo, a Administradora Municipal do Sumbe, Maria Sumano, equipas técnicas da ENDE e da CHEC, construtora do sistema.
O novo sistema de iluminação pública da cidade capital do Cuanza Sul enquadra-se no projecto de requalificação do Sumbe.
O sistema é moderno, porquanto o circuito nas ruas primárias é subterrâneo com cabo LVAV e nas ruas secundárias é de betão com cabo aéreo do tipo LXS.
-
CIDADE CAPITAL DO CUANZA SUL COM MAIS E MELHOR ILUMINAÇÃO PÚBLICA