A situação do sector mineiro, petróleo e gás na província do Cuanza Sul foi apresentada à governadora provincial, Mara Quiosa, durante uma exaustiva agenda de trabalho desenvolvida esta sexta-feira (23/8), pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo .
O ponto de situação destes sectores foi apresentado no encontro entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o Governo Provincial do Cuanza Sul, sendo que a ocasião serviu também para manter uma interacção com os operadores destes sectores que actuam localmente.
Nesta ocasião, passou-se em revista o potencial geológico da província; a transferência de competências para as administrações municipais na concessão de direitos mineiros, entre outros temas.
Ainda no âmbito dos trabalhos, foram feitas visitas às diferentes áreas do Instituto Nacional de Petróleos (INP), com informações detalhadas do funcionamento da instituição e suas valências e do futuro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD).
Em Porto Amboím, foi visitada a empresa PAENAL, que está a ser reactivada, com base na parceria com a Mota Engil, vencedora do concurso público e por fim, constataram-se os trabalhos desenvolvidos no estaleiro da HEEREMA.