A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), quer maior proactividade das Direcções Municipais de Fiscalização na prevenção e combate de ilícitos no comércio de metais e pedras preciosas, no Cuanza Sul.
Para o efeito, reuniu esta segunda-feira, 1 de Junho, no Liceu do Sumbe, os responsáveis dos vinte e quatro municípios, para o alinhamento da actividade fiscalizadora no sector.
Os agentes da fiscalização foram orientados a sensibilizar os operadores económicos sobre as obrigações legais, licenciamento e documentação das empresas, bem como, foram informados sobre as sanções previstas na Lei nº 5/20 de 27 de Janeiro (Lei de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação de Armas de Destruição e Massa).
O objectivo é impedir que os comerciantes sejam usados para branqueamento de capitais, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, impossibilitando o desenvolvimento socio-económico.
O Chefe de Departamento de Promoção de Emprego e Fomento de Empregabilidade, Miguel Periquito Calei Gime, em representação do Director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Honorato Kondjasili, disse que, o objectivo é também fortalecer a pertença institucional, a cooperação com as autoridades provinciais e garantir transparência e integridade no comércio local.
-
ANIESA MOBILIZA DIRECTORES MUNICIPAIS DE FISCALIZAÇÃO MOBILIZADOS PARA O COMBATE DE ILÍCITOS NO COMÉRCIO DE METAIS E PEDRAS PRECIOSAS