• AGENTES DOS ÓRGÃOS DE DEFESA E SEGURANÇA DO CUANZA SUL INFORMADOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PROTECÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS.


    Os agentes dos Órgãos de Defesa e Segurança (bombeiros, guarda fronteira e prisionais) foram informados esta segunda-feira, 22 de Setembro, sobre a importância das tartarugas marinhas, sua protecção e preservação na natureza.

    O facto decorreu durante a palestra sobre o referido tema que teve lugar no Auditório Armando Fandamo Ndembo, promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários em parceria com a Fundação Kissama.

    O intendente Felisberto Luciano apresentou dados relativos ao quadro da preservação da espécie marinha no Cuanza Sul, no ano de 2024. Os efectivos das Forças da 16ª Unidade da Guarda Fronteiras e a Coordenação da Comissão Marítima, entregaram ao Projecto Kitabanga (em Abril de 2024), mais de 150 ovos de tartarugas que estavam em posse da população, bem como a apreensão de 2.000 ovos na baía da comuna do Quicombo, no mês de Novembro do ano passado.

    A coordenadora regional do Projecto Kitabanga no Cuanza Sul, Débora de Carvalho, solicitou maior atenção no cuidado que se deve ter com as tartarugas marinhas, evitando ao máximo a extinção, a caça furtiva, a pesca ilegal e o consumo das mesmas, sendo que, as tartarugas estão protegidas pela Lei N° 5/98 e pelo Decreto Executivo N° 469/15, que preveem penalidades para quem violar os dispostos relacionados com estas espécies, que têm as tartarugas marinhas como um património da nossa biodiversidade nacional.
    O Director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Lungingi Correia da Silva falou da importância da capacitação sobre a biodiversidade, estudos e conservação do ecossistema, do meio ambiente, para que se perceba os desafios do tratamento impróprio da natureza, causando danos irreversíveis prejudicando a vida humana.