ACTO PROVINCIAL DO 15 DE JANEIRO - DIA DO ANTIGO COMBATENTE E VETERANO DA PÁTRIA
O município do Sumbe acolheu nesta quarta-feira (15/1), o acto provincial do 15 de Janeiro - dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, orientado pela vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, em representação do governador provincial do Cuanza Sul, Narciso Benedito.
A actividade realizada no auditório da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), sob o lema "Honramos o legado dos antigos combatentes, com os olhos postos ao 50° aniversário da proclamação da Independência", visou homenagear estes bravos guerreiros que lutaram para o alcance da Independência Nacional.
Fernando Monzinho, antigo combatente e representante da classe, clamou por maior valorização, melhores condições de vida, maior diálogo, acções sociais e inclusão dos ex-guerrilheiros.
O director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Eduardo Bernardo Inglês, destacou a necessidade dos antigos combatentes beneficiarem de facilidades em assistência médica e medicamentosa, nos transportes públicos, assim como a inclusão dos familiares dos antigos combatentes no sistema de ensino.
A vice-governadora, Emília Tchinawalile, enfatizou, no seu discurso de encerramento, a importância do 15 de Janeiro, referenciando que a data deve sirvir de reflexão constante, dado o esforço exercido para a libertação do país.
O evento incluiu uma palestra com o tema "Os caminhos percorridos para o alcance da Independência Nacional", abordado pelo académico, Manuel Calumbo.
Participaram, dentre outros, da actividade, o administrador municipal do Sumbe, Aderito Jorge; delegado da Caixa Social das Forças Armadas, José Felizardo da Cunha; membros do Governo, representante da Delegação Provincial do Ministério do Interior, entidades tradicionais, religiosas e estudantes.