cuanzasul.gov.ao
Sociedade
11 Outubro de 2024 | 13h00

REFORÇADA A PROTECÇÃO E A PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA NO CUANZA SUL


Os serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança (INAC) promoveu, nesta sexta-feira (11/10), no Instituto Politécnico do Sumbe, uma formação sobre a protecção e promoção dos direitos da criança, através de procedimentos operacionais padrão para o atendimento da criança e adolescente, no âmbito da Lei sobre a Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança e da Prevenção à Violência (Lei n°. 25/12, de 22 de Agosto de 2012).

A acção formativa teve como objectivo geral fortalecer a capacidade de resposta, no que se refere aos procedimentos de atendimento à criança vítima de violência, através de um mecanismo de alerta e de denúncia como linha de apoio à criança; contribuição para a  revitalização e a eficácia das redes de protecção à criança.

O esclarecimento foi prestado pela chefe dos serviços do INAC no Cuanza Sul, Viriwneza de Matos, tendo acrescentado que a província registou durante o 1o semestre de 2024, 200 casos de violência contra a criança, sendo 72 fugas a paternidade e mais de 100 crianças sem registo de nascimento, entre outros casos.

Por sua vez, a pastora da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (I.E.CA), e directora do Conselho das Igrejas Congregacionais de Angola (CICA), Lucia Chipindula, apelou à união da família, para que se promova uma estrutura sustentável para a criança, pensando na sua contribuição futura à sociedade, com o auxílio de várias instituições de apoio ao Governo. 


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais