cuanzasul.gov.ao
Sociedade
21 Setembro de 2024 | 09h00

NECESSIDADE DE MAIS ESCOLAS PREOCUPA MUNÍCIPES DA CELA

À margem do encontro do Conselho de Auscultação às Comunidades (CAC) decorrido sábado (21/9), no município da Cela, orientado pela governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, foram apresentadas as principais preocupações do município, com maior destaque para as cerca de 20 mil crianças fora do sistema de ensino.

O administrador municipal da Cela, Francisco Mateus, fez saber que o município registou nesta ano lectivo, 2024/2025, cerca de 24.187 crianças em idade escolar fora do sitema de ensino. Este número exige a construção de 376 novas escolas e a contratação de 891 novos professores.

Quanto à mobilidade, há necessidade de melhoria das estradas, muitas delas degradadas. Desde 1970, há 54 anos, que a  cidade de Waku-Kungo  não regista trabalhos de reabilitação e requalificação das vias, havendo necessidade de reconstruir e requalificar cerca de 30 km de extensão de vias e ruas, devido ao crescimento dos bairros.

O responsável destacou também dificuldades no sector da saúde, onde apontou a insuficiência de postos de saúde e de profissionais do sector.
O pouco aproveitamento das fazendas, a necessidade de criação de mais postos de trabalhos, entre outras questões, constituem, igualmente, preocupação para a  Administração Municipal da Cela.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais