Mais de 180 mil habitantes do município da Cela, província do Cuanza Sul, vão beneficiar de mais água corrente potável, com a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água do Wako Kungo.
Coube ao ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e à governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, efectuar segunda-feira (9/12), o lançamento da primeira pedra do projecto, que prevê um caudal de 800 m3/h, com uma rede de distribuição de 107.015 metros, cerca de 20 mil ligações domiciliares e 77 chafarizes.
Com o término das obras previsto para 2027, o projecto inclui uma conduta adutora, estação de tratamento de água, reservatório, estação elevatória, tendo como ponto de captação o Rio Keve e uma capacidade efectiva de armazenamento de 4.600 metros cúbicos.
O projecto conta com financiamento interno do Banco de Investimento Rural (BIR), avaliado em mais de 79 mil milhões de Kwanzas, a cargo da empreiteira CASAIS Angola - Engenharia e Construção S.A.
À saída do acto, a governadora Mara Quiosa fez questão de referir que, para além das ligações domiciliares, o projecto vai beneficiar também as fazendas e os agricultores que estiverem no traçado da linha de água, permitindo aumentar o nível de produção agricola do município da Cela.