cuanzasul.gov.ao
Infra-estruturas
20 Setembro de 2024 | 09h09

LIGAÇÃO MUSSENDE/CANGANDALA MAIS FACILITADA

Noventa e oito (98) quilómetros de estrada que ligam o município do Mussende à vizinha província de Malanje, serão asfaltados, numa obra que deverá estar concluída em finais de 2025, de acordo com garantias dadas pelo empreiteiro à governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa.

A informação foi transmitida esta sexta-feira (20/9), durante a visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, que verificou o andamento dos trabalhos contratados à empresa G KONSTRUKTION - GMB SUCURSAL ANGOLA, que apresentam 54% da sua componente fisíca e 51% de execução financeira.

Este projecto faz parte da Estrada Nacional 140 e visa facilitar a integração entre as províncias e promover o desenvolvimento agrícola, pecuário e turístico, envolvendo na obra 617 trabalhadores, dos quais 18 expatriados, estando orçamentado em 84 milhões, 277 mil e 550 Euros.
Para a governadora Mara Quiosa, a reabilitação e asfaltagem da ligação entre Mussende e Cangadala traz grandes vantagens, porque vai melhorar as trocas comerciais entre as províncias do Cuanza Sul e de Malanje, sendo que o troço esteve durante muito tempo danificado, criando muita dificuldade na mobilidade de pessoas e bens da região.

Por sua vez, o governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, que também se fez presente, disse à imprensa que o país em geral vai beneficiar-se dessa via, não apenas as províncias do Cuanza Sul e Malanje, tendo em conta a localização geográfica dos 2 municípios.
De referir que foi verificada igualmente pelo responsável do MINOPUH a condição da Estrada Nacional 240, nos troços do Desvio do Instituto Nacional de Petróleos/Gabela e Gabela/Quibala, assim como a EN 110, Desvio da Gabela/Conda, onde foram identificados alguns pontos preocupantes, que deverão merecer, em breve, uma intervenção.

Finalmente, teve lugar também uma visita às obras da reabilitação da EN 120-2, Desvio da Munenga/ Vila de Calulo, no município do Libolo, que decorrem em bom ritmo.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais