A província do Cuanza Sul é líder nacional na produção de café, posição que procura manter na presente Campanha Agrícola 2024/2025, lançada quinta-feira (24/10), pela governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, na Fazenda Moutinho, comuna de Cassange, município do Ebo.
Os dados foram reafirmados no acto de lançamento da campanha pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Laurindo Ladeira, depois do anúncio pelo Ministro de tutela do Sector, na reunião orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, com o Governo Provincial do Cuanza Sul. Laurindo Ladeira acrescentou que a província está na primeira posição na produção de leite, segunda na produção de ovos e terceira posição na produção de carne a nível nacional.
O responsável adiantou ainda que o Cuanza Sul encontra-se no Top 3 no que à produção de cereais, fruteiras, leguminosas, raízes e turbeculos diz respeito.
Com mais de 500 mil hectares de terras aráveis disponíveis e a serem preparadas, a campanha agrícola (2024/2025) vai contar com a distribuição de mais de 600 toneladas de sementes diversas, com o apoio do Ministério da Agricultura e Florestas.
Os agricultores serão também beneficiados com factores de produção, como moto-cultivadoras, catanas, enxadas, botas, pulverizadores, entre outros. Neste momento, decorre a distribuição de 2 mil toneladas de adubo.
A governadora Mara Quiosa mostrou-se feliz por saber que a província do Cuanza Sul continua na liderança da produção agrícola no país, com uma colheita de mais de 3 milhões de toneladas de produtos diversos, na campanha agrícola passada, 2023/2024.
A responsável desafiou os agricultores a continuarem com os altos números de produção, incentivando-os à legalização das terras, para beneficiarem de crédito agrícola. Ressaltou que a agricultura continua a ser um factor decisivo para o crescimento da economia e desenvolvimento do país.