29 Novembro de 2024 | 10h00 - Actualizado em 29 Novembro de 2024
CIDADÃOS MARCHAM EM APOIO À LUTA CONTRA O SIDA
Cidadãos de diferentes franjas da sociedade participaram nesta sexta-feira (29/11), na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, da marcha de celebração antecipada do Dia 1 de Dezembro, Dia da Luta contra o VIH-SIDA, com vista a alertar a população sobre a doença.
Sob o lema "Sigamos o caminho dos direitos humanos", a marcha juntou centenas de participantes, incluindo integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organização que subvenciona o programa de reforço do combate ao HIV-SIDA, à Tuberculose e à Malária, no Cuanza Sul.
A marcha teve como ponto de partida o Largo Comandante Cassanje e o seu término no Largo da Liberdade, com uma feira de testagem voluntária e distribuição de preservativos disponível à população.
Taniana Lunga, representante do Gabinete Provincial da Saúde, referiu na sua comunicação que o VIH-SIDA não é apenas a questão de doença, mas também de direitos humanos. Acrescentou que o Cuanza Sul registou, de Janeiro até a data actual, 164. 437 testes realizados, resultando em 1.940 positivos, sendo que 1.549 pacientes iniciaram o tratamento.