cuanzasul.gov.ao
Energia e Água
21 Setembro de 2024 | 16h00

ASSEGURADA ENERGIA ELÉCTRICA NA QUIBALA

Mais de sete mil famílias beneficiarão, até final do corrente ano, do fornecimento de energia eléctrica da rede pública, com o arranque do funcionamento de duas sub-estações eléctricas instaladas no município da Quibala, de acordo com a governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, que visitou as obras em curso.
Com montagem a cargo da empresa Ossi Yeto, uma das sub-estações tem a funcão de transformar a energia eléctrica de alta para média tensão e a outra de média tensão para a corrente normal de distribuição aos consumidores.

A primeira de 60 Megawatts vai suprir as actuais necessidades de consumo, ampliar e duplicar a actual capacidade, tendo em conta que a Quibala é uma região com grandes fazendas, que necessitam de muita energia eléctrica para o seu processo produtivo, e a segunda de 25 Megawatts vai substituir a actual de 10 Megawatts, que será movimentada.

Durante a visita realizada sábado (21/9), às sub-estações, a governadora soube que elas trazem dois ganhos: resolver o problema de energia na Quibala e resolver o mesmo problema no Ebo, com a transferência da sub-estação móvel. 

Depois destas duas sub-estações entrarem em funcionamento, antes do final do corrente ano de 2024, a actual que funciona provisoriamente, deverá ser deslocada para o município do Ebo e beneficiar a população daquela região.

Nesta segunda fase dos trabalhos, já estão a ser instalados mais de 34 Postos de Transformação (PT), conseguindo-se assim alcançar algumas famílias que desde a era colonial nunca beneficiaram do fornecimento de energia eléctrica. 

À comunicação social, a governadora Mara Quiosa declarou que para além das ligações domiciliares, será igualmente fornecida energia eléctrica às fazendas locais, demonstrando a preocupação do Governo com a melhoria de condições para o sector produtivo.  Disse também que o funcionamento das sub-estações vai diminuir sobremaneira os custos relacionados a combustíveis para geradores, gerando menos custos na produção agrícola industrial, e isto poderá, eventualmente, reflectir-se na redução do preço ao consumidor final.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais