O Gabinete Provincial da Educação realizou nesta Sexta-feira (22/11), no município do Sumbe, o Acto Provincial do Dia Nacional do Educador, sob o lema "Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato social para a educação".
O educador desempenha um papel preponderante no processo de formação do indivíduo, assim como na inclusão profissional, através do ensino e aprendizagem.
Manuel Joaquim Calumbo, secretário provincial do Sindicato dos Professores (SINPROF), referiu na sua mensagem os diversos aspectos que o Sindicato considera prioritários para a devida valorização desta classe profissional.
A resolução de problemas salariais, questões ligadas à escassez de recursos humanos, a necessidade de remodelação das instituições de ensino e de renovação de carteiras, entre outros, foram abordados pelo director provincial da Educação, José Eduardo.
A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawalile, que presidiu o acto em representação da governadora provincial do Cuanza Sul, Mara Quiosa, apelou aos educadores maior comprometimento para se atingir um bom ensino, incentivando a inter-ajuda entre professores, alunos, directores, encarregados de educação e parceiros sociais, em prol de melhorias do processo educacional.
O acto incluiu homenagens a antigos funcionários da Educação na província, alguns a título póstumo.